Quarta-feira, 26 de Dezembro de 2007

Saúde e Bem Estar

Como vai a saúde dos seus ossos?

Imagine alguém partir uma costela porque espirra ou fracturar o pulso por apanhar uma mala muito pesada. Você deve estar achando que é uma brincadeira de mau gosto, mas infelizmente não é!

Milhões de pessoas em todo o mundo precisam tomar cuidados extremos ao longo do dia para evitar que qualquer gesto ou movimento brusco possa resultar em alguma fractura na sua estrutura óssea. São as vítimas da osteoporose, doença que enfraquece os ossos a ponto de eles partirem por quase nada.

Mas você deve estar pensando que isso é doença da terceira idade, então por que se preocupar agora? Na verdade, são raros os casos de pessoas com até 40 anos de idades apresentarem os sintomas, mas não quer dizer que não existam. A importância de se preocupar desde cedo é que para envelhecer com ossos resistentes só existe uma saída: a prevenção, que deve começar o quanto antes, justamente quando somos jovens, fortes e saudáveis.

Existem alguns factores que favorecem o surgimento da doença como: dieta pobre em cálcio, menopausa precoce, retirada de ovários, sedentarismo, uso de alguns medicamentos, história familiar da doença, doenças da tiróide , amenorreia , entre outros.

E para garantir que seu esqueleto tenha reserva suficiente de cálcio, até o dia em que você precisar adopte essas medidas:

· Tenha uma alimentação rica em cálcio. Ele endurece os ossos e aumenta a sua densidade. Diariamente, o organismo precisa deste mineral para realizar suas actividades , retirando dos alimentos. Mas se você não ingerir alimentos ricos em cálcio, ele vai retirar dos seus estuques , ou seja, dos seus ossos. As principais fontes são o leite e seus derivados e verduras verde-escuro como espinafre, brócolos e couve;

· Tome sol diariamente. O sol é precursor da vitamina D, necessária para que o seu corpo consiga absorver o cálcio ingerido. É claro que você não deve ficar torrando no sol, expor uma pequena parte do corpo (braços e pernas) por 10 minutos nos horários seguros já é suficiente;

· Pratique exercícios. O exercício faz contração muscular, que estimula a formação óssea, principalmente exercícios de impacto como caminhadas, corrida, step;

· Evite fumo, café e álcool. Principalmente os excessos. Essas substâncias têm efeito negativo sobre as células formadoras de osso e diminuem o aproveitamento do cálcio.

Agora que você já sabe os cuidados que deve tomar é só prevenir!


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sinto-me: Uma estrela...

publicado por miguel_sousa às 16:57
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